Educação de filhos

10 dúvidas frequentes das mamães de primeira viagem

10 dúvidas frequentes das mamães de primeira viagem

Cadastre seu e-mail e receba com prioridade nossos conteúdos

A partir do momento em que nós, mães, tomamos ciência de que um bebê está a caminho, todos os nossos pensamentos, sonhos, orações e objetivos são canalizados em direção a essa criança. Ficamos completamente absorvidas e preocupadas com esse pequeno ser. À medida que o bebê cresce em nosso ventre, nosso amor brota e nosso compromisso para com ele cresce junto com as transformações de nosso corpo. Se formos espertas, começaremos a nos preparar reunindo sabedoria e informação com nossa mãe, com outras mães, e por meio de cursos, livros e internet.  

Para as mamães de primeira viagem, essa experiência pode ser ainda mais desafiadora, pois existem muitas dúvidas, inseguranças e o medo de errar parecem ser incontroláveis.

Quando devo começar a amamentar? Quantas horas o bebê dorme por noite? Quando posso sair na rua com o filhote? Essas e outras dúvidas são comuns muito comuns. Afinal, como a maternidade é uma fase cheia de novidades e descobertas, as futuras mamães têm milhares de perguntas relacionadas à sua vida e a da criança após o parto.

Mas pode se acalmar. Junto com o seu bebê nasceu também uma mamãe. Não duvide disso! Deus é aquele que te dá sabedoria nesta nova fase da sua vida.

Para te ajudar nesta nova caminhada, reunimos as 10 principais dúvidas das mamães de primeira viagem, sobre os cuidados com o bebê, com respostas de especialistas.

1- Qual é a posição recomendada para o bebê dormir?

O bebê deve dormir de barriga para cima. De acordo com pesquisas, bebês que dormem de bruços ou de lado correm o risco de ter a síndrome de morte súbita. As demais posições são permitidas quando o bebê já for capaz de ser virar sozinho na cama.

2- É normal o bebê espirrar toda vez que os pais forem trocá-lo?

É normal porque a troca de roupa faz com que o bebê fique com frio. Isso faz com que ele espirre, sim.

3- Quais são as vacinas que devem ser tomadas nos primeiros dias de vida do bebê?

Na maternidade é dado o BCG, contra tuberculose, e a vacina contra hepatite B.

4- Quando devo ir ao pediatra?

A criança deve fazer a primeira consulta ao pediatra entre os primeiros 7 e 10 dias de vida.

5- Quando eu posso passear com o meu filho na rua?

Recomendamos que a criança fique em casa nos primeiros 30 ou 60 dias. Esse período é importante para que a mãe conheça o seu filho e para que o bebê reconheça a sua mãe. Além disso, é importante evitar que a criança seja exposta ao sol porque só recomendamos o uso de protetor solar após os seis meses de vida.

6- Quantas horas de sono um bebê pode dormir?

Isso é muito relativo. O importante é que o bebê durma de dia e de noite e que durma o suficiente para estar saudável. Para isso, não devemos estabelecer regras.

7- Como devo cuidar do umbigo do bebê?

O umbigo pode cair entre 7 e 15 dias após o nascimento. É importante fazer a limpeza dessa parte do corpo do pequeno para evitar infecções. O umbigo pode ter secreção e sangramento antes de cair e até 10 dias depois de cair.

8- O que é considerado febre? Quando devo medicar?

Temperaturas acima de 37,5°C são consideradas febre. Nós devemos medicar a criança quando a temperatura está igual ou superior a 37,8°C. É bom lembrar que muitas mães agasalham demais seus filhos e esse excesso de calor pode gerar a febre. Antes de medicar a criança, procure um médico. Além disso, as mães também devem evitar o uso de remédios e só podem tomá-los com indicação médica para não afetar a qualidade do leite materno e saúde do bebê.

9- Qual a temperatura da água do banho?

É importante que a criança tome até dois banhos por dia, sendo que um dos banhos tem o objetivo de limpar a pele e o outro deve apenas refrescar o bebê. Se você der mais banhos do que o recomendado, a pele do bebê pode ressecar. Para descobrir a temperatura ideal, coloque a face interna do seu cotovelo na água e veja se a temperatura está agradável. O sabonete deve ser neutro e os pais não devem demorar muito para dar banho porque a criança pode começar a sentir frio.

10- Devo sempre dar atenção quando o bebê está chorando?

Sim. O bebê chora para se comunicar e não para fazer birra. Quando o bebê chora, os pais devem ficar atentos porque ele quer comunicar algo.

FONTES:

Livro: Educando filhas segundo o coração de Deus, de Elizabeth George

Site: www.babycidade.com.br

Hello,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba com prioridade nossos conteúdos