Cristianismo

3º pilar da cosmovisão cristã

3º pilar da cosmovisão cristã

Cadastre seu e-mail e receba com prioridade nossos conteúdos

Em nosso último texto, vimos o segundo pilar da cosmovisão cristã: uma compreensão correta da queda do homem em pecado. Hoje então, pensaremos no terceiro pilar: a redenção do homem.

Caído em pecado e inimigo de Deus (Rm 5.10), este é o estado em que todo homem nasce! A imagem de Deus com a qual o ser humano foi criado foi distorcida, embaçada pelo pecado. Sua vontade após a queda não é a de viver uma vida para a glória de Deus, mas para si mesmo (Ef 2.3).

Encontrar todas essas características que a Bíblia nos mostra acerca do ser humano pode nos levar a pensarmos que o Evangelho não é uma boa notícia, mas sim uma má notícia. Ora, de fato, se o Evangelho fosse apenas isso, ele seria uma péssima notícia. Mas graças a Deus que o Evangelho não acaba aí! Afinal, além de nos ensinar sobre a criação e a queda do homem em pecado, a Palavra de Deus também nos mostra a redenção que Deus proporcionou aos homens. Ora, é fato que o salário do pecado é a morte, mas a Bíblia também nos diz que: o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 6.23). Sim! Enquanto pecadores nós merecíamos a morte eterna, mas a Bíblia nos ensina que Deus amou o mundo de uma maneira tão grande que deu o seu único filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna (Jo 3.16).

O homem pecou, esta foi a sua escolha! Mas Deus também escolheu algo: salvar, redimir um povo para si! E Ele o fez enviando seu filho Jesus para morrer no lugar do pecador. Na plenitude dos tempos, o Senhor enviou o seu Filho para morrer por pecadores como nós! Ele organizou toda a história para este evento crucial! O Rei eterno e Autor da história então preparou o mundo para a vinda de seu Filho e para que a boa notícia de salvação se espalhasse sob a terra!

Vemos as marcas disso quando olhamos para o passado e observamos que o Senhor preparou um tempo de paz com a Pax Romana; proporcionou um idioma comumente falado em várias regiões para que o Evangelho fosse comunicado facilmente: o Grego Koinê; utilizou o Império Romano na abertura de estradas e por elas os apóstolos viajaram e proclamaram o
Salvador. Além disso, com a dispersão dos judeus, o Senhor despertou nos povos o interesse pela adoração a um único Deus e a expectativa pela vinda do Messias! Deus preparou tudo soberanamente!

O Senhor proporcionou a redenção aos homens e a possibilidade da mensagem desta redenção chegar aos quatro cantos da terra. Ele capacitou homens para comunicar que a salvação só é possível pela fé em Cristo (Jo 3.18), aquele que é o caminho, a verdade e a vida! E estes homens não fizeram este anuncio na força do seu braço, mas sim no poder do Espírito
Santo que foi enviado para habitar nos cristãos! No poder deste Espírito o apóstolo Pedro pregou, e a redenção chegou a 3 mil pessoas em apenas um dia. Gente que se arrependeu e creu em Cristo, gente que teve a sua vida mudada e foi feita uma nova criatura pelo poder de Deus (2 Co 5.17).

Professor, o que tudo isso tem a ver conosco? O que a redenção tem a ver com os educadores? A resposta é: TUDO! Tudo porque primeiramente a mensagem da redenção deve impactar e transformar os nossos corações! E em segundo lugar, porque sabemos que não apenas nós precisamos dela, mas também nossos alunos.

Para isso, em lugar de ser um missionário de ideologias erradas e nefastas que conduzem os alunos a caminhos de morte como muitos professores infelizmente o são na atualidade; Deus nos chama a sermos seus missionários na escola! E com isso não estou falando que você precisa deixar de ensinar matemática para estar pregando a redenção em sala de aula. Pelo contrário! Ensine matemática e ensine bem, este é o seu papel! Mostre aos seus alunos como a matemática é verdadeira e bela, mas não perca as oportunidades que você tiver para apontar para o Criador da matemática e aquele que é a verdade: Jesus! Nos corredores quando te perguntarem por que você é tão feliz, responda e mostre que sua felicidade e paz vem da redenção que você tem em Cristo. Procure ser um agente de Deus para despertar o coração de todos que te circundam a pensarem na
necessidade que temos de sermos redimidos pelo Criador por meio de seu único Filho: Jesus Cristo. Esta é sua missão!

Por Pr. Augusto Guimarães

Hello,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba com prioridade nossos conteúdos