Educação Cristã

Como educar para a sabedoria?

Como educar  para a sabedoria?

Cadastre seu e-mail e receba com prioridade nossos conteúdos

Desde o jardim do Éden Deus está nos alimentando, nos edificando e nos
amadurecendo para que não permaneçamos infantes. Em toda a Bíblia, nos são ofertados conselhos de sabedoria. Mas é no livro de Provérbios que encontramos o ápice de tal ensinamento. Nele nos deparamos com um pai transmitindo sabedoria para o seu filho sobre os mais diversificados aspectos da vida. Salomão estava educando o seu jovem filho para ser um rei. Da mesma forma, Deus Pai, treinou o seu filho para ser o Rei dos reis.

Para educar rumo à sabedoria é preciso estar presente. No Éden, Deus se encontrava com Adão na viração do dia para lhe transmitir as palavras de sabedoria. No monte Sinai, Deus comunicou a Moisés os Dez Mandamentos. A presença do Deus Pai no batismo ressaltou que Ele se comprazia no Filho, que o Filho, a encarnação do Verbo, era a sua maior missão.

Seguindo o exemplo divino, precisamos treinar os nossos filhos e alunos todos os dias. Eles devem aprender não apenas habilidades científicas, mas, sobretudo, precisam receber ensinamentos sábios que os levem a ser bons cuidadores do lar, da família e de seu trabalho. Sem um bom treinamento, facilmente, serão capturados pela doutrinação ideológica e pelo amor às riquezas. As tentações do coração falarão mais alto, e eles seguirão por veredas tortuosas.

A minha oração é para que treinemos os nossos filhos e alunos na Palavra e eles estimem a sabedoria, que é, sobretudo, temer ao Senhor. Sei que isso requer tempo e esforço, demanda disposição e perseverança para colher os frutos. Mas é na simplicidade do dia a dia que a sabedoria é desenvolvida, quando abraçamos, encorajamos, disciplinamos, servimos, perdoamos e amamos.

Adaptação do texto: “Treinando para a sabedoria”, de Pr. Relrison Silva.

Hello,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba com prioridade nossos conteúdos