Educação Cristã

Por que ser professor?

Por que ser professor?

Cadastre seu e-mail e receba com prioridade nossos conteúdos

Você que trabalha na área da educação já se fez esta pergunta? Já percebeu que  quando perguntamos a muitas crianças, adolescentes e jovens qual profissão sonham exercer, infelizmente, pouquíssimos afirmam que sonham em serem professores, mas por quê?

            Talvez isso seja um reflexo do baixíssimo apreço que nossa cultura dá ao estudo! Se você acha que isso não é verdade, se pergunte por que os shoppings e parques são tão frequentados, mas os museus, livrarias e até as bibliotecas estão tão vazias? Conte quantos jovens você conhece que passam horas com livros nas mãos sem serem obrigados, são muitos? Quantos adolescentes você já viu pedirem livros de presente em seu aniversário no lugar de um eletrônico?

Tal falta de prestígio que muitos brasileiros dão à educação atinge também a visão que a sociedade tem dos professores, pois, se o estudo não é importante, quem ensina também passa a não ser. Por isso vemos tantas notícias de desrespeito aos educadores e de baixa remuneração em diversas instituições.

            Ora, em uma sociedade em que grande parte não honra aos profissionais da educação como deveria, porque mesmo assim tantos homens e mulheres ainda erguem o braço, pegam ônibus, cursam pelo menos quatro anos em uma universidade, se formam, fazem mestrado, doutorado e ministram aulas nas mais diversas disciplinas durante toda a vida?

            Por que estes homens e mulheres acordam cedo, chegam tarde e exaustos em suas casas? Porque mesmo fora da escola eles estão planejando suas aulas, procurando vídeos, pesquisando bons livros, escrevendo, recortando, colando e até mesmo criando músicas que facilitem o aprendizado? Por que eles dedicam tanto da sua força e energia para um aluno que precisa de ajuda? Porque estes guerreiros da educação insistem neste papel tão belo, mas pouco prestigiado em nossa nação?

            Querido professor, espero que ao final deste texto você tenha encontrado respostas para estas perguntas e que isto aqueça o seu coração para que você prossiga nesta tão bela tarefa da educação!

            Penso que há muitas razões que levam verdadeiros professores ao ministério do ensino! A primeira delas é a transmissão de conhecimento. Professores são pessoas generosas, gente que se importa com os outros, seres humanos que sabem que podem contribuir muito com as gerações futuras ensinando-as e não deixando que o conhecimento fique guardado nas estantes das bibliotecas. Eles são homens e mulheres dos livros, gente que possui o conteúdo deles arquivado em suas mentes e os ensinam com suas bocas nas salas de aula despertando a atenção de seus alunos a buscarem mais e mais conhecimento.

            Professores são formadores de caráter! Um bom professor entende que está a serviço do Mestre. Sua motivação não é a de apenas entrar dar uma aula e sair, mas sim a de ser um agente do Divino para que seus alunos cresçam em verdadeiro conhecimento de Deus, de sua criação e se tornem a cada dia mais parecidos com o Criador.

            Professores são exemplos do Deus vivo! Exemplos de amor, pois amam aos seus alunos com o amor recebido do Pai. Modelos de justiça, pois buscam ser justos como Cristo. São exemplos de vida, pois não vivem mais, mas Cristo vive neles! Arquétipos de bondade, pois são bons como o Seu Salvador!

            Professores não impactam apenas a vida seus alunos, mas também a vida das gerações futuras, pois seu conhecimento é passado adiante por seus alunos e tocam em várias gerações! Por isso, eles impactam o presente e o futuro.

            Professores educam para a eternidade, pois ensinam seus alunos por meio do livro da Criação e da Palavra de Deus a entenderem melhor como funciona o mundo, as criaturas do Altíssimo e quão necessário é que todos os homens se reconciliem com Deus por meio de seu filho Jesus Cristo.

            Professores promovem a glória de Deus, pois sabem quem quer comendo, bebendo ou até mesmo dando aula, devem fazer isto para a glória do Pai! Este entendimento justifica todo o tempo que eles investem em estudo, pesquisa e preparação das suas aulas, afinal, estão buscando ensinar da melhor maneira para a glória de Deus.

Querido professor, seu trabalho é cansativo e, às vezes, estressante, mas saiba que ele é um maravilhoso chamado de Deus! O chamado de fazer como dito em Salmos 78.5-6:

Ele decretou estatutos para Jacó, e em Israel estabeleceu a lei, e ordenou aos nossos antepassados que a ensinassem aos seus filhos, de modo que a geração seguinte a conhecesse, e também os filhos que ainda nasceriam, e eles, por sua vez, contassem aos seus próprios filhos. Salmos 78.5-6

            O chamado de em parceria com os pais, levar a geração seguinte conhecer os grandes feitos do Senhor. Tal dádiva é sublime! Por isso, se você tem andado desanimado neste precioso chamado, levante a cabeça e siga! Cumpra o chamado do ensino para a glória do Mestre! Esforce-se em formar a nova geração para uma vida de verdadeiro conhecimento, prazer e adoração ao Deus vivo! Que Ele te fortaleça, em muito te abençoe e te use!

Augusto Guimarães

Hello,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba com prioridade nossos conteúdos