Alimentação

Quais alimentos ajudam a melhorar a imunidade?

Quais alimentos ajudam a melhorar a imunidade?

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E, então, ele chegou: O TEMPO! Aquele que as pessoas estavam esperando para fazer tanta coisa. Aquele que era a maior desculpa para deixar tantos eventos e ações para depois como, por exemplo, cuidar da família, da saúde e da alimentação.

É cientificamente comprovado que alguns alimentos possuem propriedades que ajudam o nosso sistema de defesa combatendo vírus e bactérias.

Portanto, a forma como nos alimentamos pode ser uma importante aliada na luta contra o vírus COVID-19 e tantos outros que assolam em nossos tempos e ameaçam a nossa saúde e a de nossos filhos.

Então, não deixe que a ansiedade tome conta e te coloque na frente da mesa com os quitutes, doces e frituras. Quero te convidar para aproveitar este tempo para cuidar da alimentação e melhorar a imunidade.

Presta atenção nestas dicas!

Alimentos que contém Vitamina A, B, C, D e E, além de Zinco, Selênio, Ferro e Ácido graxo ômega 3 possuem ação anti-viral comprovada e, por isso o consumo de alimentos ricos nestes compostos devem ser estimulados.

Outros alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imune são:

  • Frutas cítricas, como o limão: Possuem ação anti-inflamatória, antioxidante, analgésica, antialérgica, antibacteriana, antifúngica e antiviral. Limão, laranja, tangerina, acerola, kiwi, entre outras frutas, são ricas em vitamina C. Com propriedades anti-inflamatórias, as frutas cítricas aumentam a produção de células de defesa, promovendo maior resistência ao organismo.

Você pode inclusive consumir as cascas, que após higienização adequada, deve ser estimulado pois contem compostos bioativos. Pode ser consumido através de chá ou ainda como suco. Já experimentou bater limão espremido com gelo? Fica refrescante e ótimo em dias quentes;

  •  Própolis: Apresenta propriedades imunomoduladoras, antimicrobiana, antitumoral, anti-inflamatória, antioxidante dentre outras. Sua administração é recomendada para maiores de 1 ano e a posologia deve ser indicada e acompanhada por profissional de saúde;
  • Cúrcuma: também conhecida como açafrão-da-terra possui atividade imunomoduladora, anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana, antifúngica, antiparasitária, antiviral dentre outras. Na maioria das vezes seu pó é usado como tempero nos alimentos mais a raiz também pode ser consumida ou ainda em formato de cápsulas;
  • Gengibre: Dentre outros benefícios, apresenta propriedade imunomoduladora, anti-inflamatória, analgésica, cardioprotetora, nefroprotetora, pneumoprotetora, gastroprotetora, hepatoprotetora, antitumoral, antibacteriana e antiviral. Importante remédio natural com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, é um excelente aliado para diminuir sintomas das infecções respiratórias, asma, tosse e bronquite. Seu consumo normalmente é através de chá, tempero para alimentos ou pode ainda ser acrescentado em alguns sucos;
  • Leguminosas, como amendoim, soja, lentilha e grão de bico: Além ser uma boa fonte de proteína, a soja e as demais leguminosas apresentam diversas propriedades comoimunomoduladora, cardioprotetora, antidepressiva, antitumoral, antibacteriana, antifúngica e antiviral. Várias receitas possuem como ingrediente principal a soja e seu consumo, bem como dos demais alimentos, deve ser equilibrado. Já as lentilhas, o grão de bico e as ervilhas são conhecidos como antigripais naturais. Aumentam o ferro no corpo e nos permitem sentirmos mais alertas, com mais energia, mesmo estando com gripe.
  • Linhaça: imunomoduladora, anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e antifúngica, a linhaça é um cereal bem conhecida para os amantes da boa alimentação. O consumo regular da linhaça ajuda na proteção contra bactérias e vírus, graças ao ômega 3. Seus efeitos anti-inflamatórios ainda são importantes para aliviar os sintomas de bronquite e cistite e auxiliar em casos de inflamação dos rins e da bexiga e nas doenças respiratórias, como a asma.
  • Abóbora ou Jerimum
    Fonte de betacaroteno, substância que ajuda no combate de inflamações da pele e dos pulmões. Ao ser absorvido pelo organismo se converte em vitamina A, muito boa para o sistema imunológico. Previne enfermidades do sistema respiratório e elimina a mucosidade dos brônquios, da garganta e dos pulmões.
  • Cebola 
    Contém um nutriente que alivia a congestão pulmonar, desinfecta as mucosas e acalma a tosse. Para que possamos aproveitar de suas propriedades devemos consumir cebola periodicamente.
  • Alho 
    Um dos anti-inflamatórios naturais mais poderosos, reduz o processo inflamatório e é um aliado ao combate as doenças como gripes, resfriados, ajuda a reduzir a congestão nasal e aumenta suas propriedades se combinarmos com limão, cebola ou mel.
  • Ovos 
    O ovo é repleto de  minerais (sobre tudo zinco e selênio) que ajudam a que o sistema imune se mantenha saudável e forte. A deficiência desses nutrientes se relaciona a uma maior quantidade e episódios de gripe durante o inverno.
  • Frutas vermelhas 
    Morango, amora e framboesa, por serem frutos com alto nível de antioxidantes, são fontes de vitamina C, um importante nutriente para prevenir gripes e resfriados.
  • Peixe
    Alimento rico em ômega 3, ácido graxo encontrado em peixes como atum, sardinha e salmão, é um grande aliado do sistema imune.
  • Folhas verdes 
    Couve e espinafre ajudam a equilibrar o pH do corpo. Ao diminuir a acidez do organismo, o risco de inflamação cai. Por isso, vale apostar no suco verde para fortalecer o sistema imunológico.
  • Iogurte natural 
    É rico em cálcio e lactobacilos, que ajudam a melhorar a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Devemos ter atenção na hora de escolher este alimento tanto no que se refere ao local de compra quanto a marca escolhida. O ideal é comprar aqueles com no máximo 3 ingredientes na sua composição então verifiquem o rótulo. Em relação ao local para compra observe se o produto esta armazenado em temperatura controlada e ideal para armazenamento. Em locais onde a venda não é realizada desta forma o produto não está seguro para venda e o efeito desejado ao ingerir não será atingido podendo inclusive causar danos a saude.
  • Shitake 
    O cogumelo aumenta a produção dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, melhorando assim a imunidade do corpo.

Mas o fato é que nenhum alimento será milagroso! Não faça destes alimentos seu mantra acreditando fielmente que sua ingestão em doses elevadas irá deixa-lo livre de qualquer doença. Na nutrição buscamos sempre o EQUILÍBRIO.

Por isso, aconselho o consumo ponderado destes alimentos, bem como o de todos os outros.

E não esqueça de se hidratar!

Nosso corpo é formado por água, na sua maioria, e uma ingestão adequada previne o ressecamento das mucosas, afastando as infecções e estabelecendo um bom funcionamento do coração, dos rins e até mesmo das funções cognitivas do cérebro.

E vale salientar que, além de manter uma alimentação equilibrada, devemos manter uma boa noite de sono no que se refere a qualidade e quantidade de horas disponibilizadas para esta ação. Para finalizar precisamos manter a saúde mental em dia. Nada de pânico ou ansiedade. A mistura desses ingredientes irá resultar em produto que certamente irá ajudar a sua imunidade. Seu corpo e mente agradecem!

Maria Isabel Pessoa

Nutricionista Materno Infantil – CRN 8136

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