Imagine um barco à vela navegando em mar aberto. Quando o vento calmo sopra a favor, a jornada é tranquila. Mas, e quando as tempestades chegam? No casamento, a comunicação é essa vela, e as tempestades são os desafios que, por conta do pecado, podem gerar brigas e mal-entendidos. Sem saber ajustar as velas, acabamos nos perdendo em um mar de palavras não ditas, ditas de forma errada e corações partidos.
Como em qualquer viagem, sem um mapa ou bússola, o barco pode estar indo na direção errada e no casamento é a mesma coisa, por isso precisamos da direção que vem de Deus na Bíblia. Palavras se transformam em ventos contrários, e o silêncio da rejeição, em ondas que ameaçam afundar o barco.
Mas, como em qualquer boa história, há sempre um caminho para a luz. Inspirados pela sabedoria bíblica, onde a paciência, a gentileza e o perdão são tesouros mais valiosos que ouro, descobrimos três chaves para navegar nas águas turbulentas da comunicação no casamento:
1. Escute com o coração: Antes de responder, respire. Deixe que as palavras do seu cônjuge se assentem em seu coração. Escute não apenas o que é dito, mas também o que não é. Lembre-se, às vezes, o silêncio fala mais alto que as palavras, então se interesse por investigar o coração da sua amada.
2. Fale com amor: Antes de falar, pergunte-se: “Isso trará cura ou dor?”. Suas palavras têm o poder de construir pontes ou erguer muros, possuem o poder de edificar ou destruir. Escolha ser o arquiteto de pontes, onde cada tijolo é colocado com amor e cuidado.
3. Crie momentos de comunhão: Reserve um tempo para estar verdadeiramente presente um com o outro. Seja uma caminhada ao entardecer, um simples café da manhã juntos, um almoço na mesa, um momento antes de dormir, são esses momentos que criam um receptáculo de alegria e compreensão mútua.
Assim como o marinheiro aprende a ajustar as velas para seguir em frente, podemos aprender a navegar as águas da comunicação no casamento.
Para aprender como se comunicar de forma eficaz, se inscreva no evento Casamento Abundante, 27 de Abril em Recife.
www.gabrielcbo.com.br/casamento-abundante
Por: Gabriel CBO
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.