Quando o assunto é dinheiro no casamento nós sabemos que podemos esperar conflitos, especialmente quando a comunicação falha.
Como empresário, sei dos desafios de gastar menos do que recebemos. A matemática é simples, já os desafios pessoais nem sempre. Se encarássemos a vida financeira familiar como uma empresa, buscaríamos a eficiência e o lucro (Receitas > Despesas), se você pensar assim, já ajuda.
Uma empresa que não prioriza a saúde financeira acaba causando muitas tensões internas, salários atrasados, estresse da equipe, nervosismo, dívidas e em situações críticas acaba fechando as portas. Também precisamos buscar a saúde financeira, ou seja, uma boa administração dos recursos que Deus nos deu. Devemos zelar por tomar boas decisões e manter na maior parte do tempo as receitas maiores que as despesas e custos.
Mas lembre que diferentemente da empresa, no casamento não há falência, a aliança permanece para sempre, há sempre uma oportunidade de aprender e voltar a glorificar a Deus com o dinheiro da família.
Uma empresa que prioriza a saúde financeira mantém sempre uma boa comunicação, a frequência das reuniões para tomada de decisões com sabedoria e o uso de ferramentas adequadas para gerenciar os recursos. Assim também a vida financeira da família deve ser conduzida com esses princípios.
Para construir uma vida financeira na família de forma abençoada e harmoniosa, aqui vão 5 dicas práticas:
1. Comunicação frequente: Reservem um momento semanal para dialogar sobre o dinheiro, compartilhando os desafios da semana, sonhos e metas conjuntas.
2. O dinheiro é do casal: As receitas adquiridas pertencem ao casal. Não existe competição ou pegar dinheiro emprestado com o cônjuge porque ele(a) ganha mais.
3. Clareza no orçamento: Elaborem juntos um orçamento que espelha não só necessidades, mas também valores do casal, ajustável às mudanças da vida, e separem um valor para gastos individuais de cada um.
4. Sejam fieis a Deus e generosos: Priorizem o dízimo e as ofertas. Tirem das primícias da renda que entrar, e sempre lembrem que Deus deu todos os seus recursos, entregue, no mínimo, os 10% para manutenção da igreja e administre os outros 90% para glória de Deus e bem da família. Sejam generosos e separem uma porcentagem para apoiar familiares, pessoas ou instituições, reforçando o amor e a compaixão aos mais necessitados.
5. A mansidão multiplica os recursos: Estejam comprometidos a sempre conversar sobre dinheiro de forma mansa, com amor e cuidado no relacionamento. Muitos casais acabam discutindo ou perdendo a boa conduta e a conversa que deveria ser produtiva para a família vira uma guerra de ofensas.
Adotando essas práticas, casais podem fortalecer sua união, transformando as finanças de fonte de conflito para caminho de bênçãos.
Para aprender a como se comunicar de forma eficaz, se inscreva no evento Casamento Abundante, que vai acontecer no dia 27 de Abril.
https://www.gabrielcbo.com.br/casamento-abundante
Por: Gabriel CBO
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.