“O padrão da palavra de Deus deve permanecer sobre a cultura mutável dos homens.” George W. Knight III
Ideias corrompidas acerca do que define um homem, tem influenciado homens e mulheres negativamente ao longo da história. Neste post, fiz um breve compilado de exemplos do que devemos fazer para fortalecer nossos filhos.
Como fortalecer a feminilidade da minha filha?
As verdades mais básicas têm sido atacadas. As distorções hoje são absurdas. Desde o conceito do que é ser mulher, do que é família, do que é felicidade ou liberdade.
Precisamos cuidar de nossas meninas, ensinando-as sobre a feminilidade a que elas são chamadas a viver, valorizando-a como o melhor caminho, o Caminho que o Deus de todo universo, em sua infinita e perfeita sabedoria escolheu para aquelas que Ele fez com tanta exuberância.
Precisamos ensinar às nossas filhas que ser mulher é uma benção e que todas as verdades para viver uma vida de alegria, podem ser encontradas na Palavra de Deus.
Seguem alguns exemplos práticos de como fortalecer a feminilidade da sua filha:
Ensine as verdades bíblicas:
O que é ser mulher? Tudo começa do começo, de gênesis, de entender quem nos criou e quem nós fomos feitas para ser. Inculque na mente de sua filha as verdades de Deus sobre sua identidade. Ela é uma menina, que foi feita por um Deus perfeito, que não falha, para se tornar uma mulher para glória de Deus.
Ensine os valores cristãos:
Mostre a ela como a bondade pode torná-la uma amiga solidária e a compaixão pode ajudá-la a entender as necessidades dos outros. Estimule a gratidão, lembrando-a de agradecer pelas bênçãos da vida, e ensine a importância do perdão.
Mostre modelos femininos:
Utilize exemplos bíblicos de mulheres para ensinar valores e virtudes. A história de Rute, por exemplo, demonstra coragem, lealdade e comprometimento com a família, enquanto Ester mostra a importância de agir com sabedoria e compaixão em momentos difíceis. Explique como essas características podem ser aplicadas em sua vida cotidiana.
Ensine-a a obedecer:
Quando ensinamos às nossas filhas a nos obedecer, estamos ensinando nossas filhas a obedecer a Deus e não viverem de acordo com suas próprias vontades, mas serem moldadas desde cedo, se submetendo a sua vontade a vontade de Deus! A sua prioridade não é ser amiga de sua filha, é ser mãe, dando os nãos que ela precisa ouvir e corrigir sempre que se fizer necessário.
Tenha tempo com ela:
Promova momentos especiais entre mãe e filha. Tenha um tempo que seja de vocês. Cultive a amizade entre vocês, e invista em conversas, onde ela pode compartilhar seus sentimentos, sonhos e desafios. Faça perguntas e se interesse em ouvir com atenção.
Juntas, vocês podem explorar práticas artísticas, como pintura ou artesanato, para estimular a criatividade e expressão. Além disso, incentivar a prática de esportes, dança ou música ajudará sua filha a se exercitar e se sentir confiante em suas habilidades.
Tenha momentos de oração em família para fortalecer a fé de sua filha:
Ensine-a a confiar em Deus em todas as circunstâncias e a buscar orientação em momentos de dúvida. Lembre que ela nunca está sozinha. Mostre que ela pode sempre contar com Deus como sua força e amparo.
Em (1 Samuel 1:10-18), a oração de Ana é um belo exemplo de confiança em Deus e entrega de suas preocupações. Ensine sua filha a orar com sinceridade, expressando seus sentimentos e buscando a orientação divina em sua vida.
Participação nas tarefas domésticas:
Incentive sua filha a participar das tarefas de casa. Juntamente com ela, você pode ensinar como lavar os pratos, preparar uma boa refeição, arrumar a casa, organizar as prateleiras da despensa. Ensine sua filha a compreender que as tarefas domésticas são uma expressão de amor e cuidado pelos outros, assim como o cuidado de Marta por Jesus.
Como fortalecer a masculinidade do meu filho?
O que define a masculinidade do homem não é se ele é forte ou se “age feito homem” segundo é dito pelo mundo, mas de acordo com o que a Palavra de Deus diz, que é ser líder, proteger e prover.
Seguem alguns exemplos práticos de como fortalecer a masculinidade do seu filho:
Tempo com o pai:
Promova momentos especiais entre pai e filho. Isso pode ser alcançado através de brincadeiras, jogos e atividades que incentivem o vínculo e a conexão.
Atividades físicas e esportivas:
Incentive a prática de atividades físicas e esportivas, que além de fortalecer o corpo, também promovem disciplina, trabalho em equipe e perseverança.
Veja alguns exemplos: lavar o carro juntos, brincar de luta, fazer trilha, andar de bicicleta…
Leitura da Bíblia juntos:
Incentive a leitura e reflexão da Bíblia em conjunto, explicando histórias e ensinamentos relevantes à masculinidade e responsabilidade do homem cristão.
Como por exemplo: Timóteo 1 e 2, Timóteo era um jovem discípulo de Paulo, conhecido por sua fé genuína e dedicação ao serviço cristão. Ele é um exemplo de como os homens podem ser fortes em sua fé e influentes para o bem dos que o cercam.
Identificação de modelos masculinos bíblicos:
Apresente histórias bíblicas de homens que demonstraram sabedoria e fé, como José, Daniel, Davi e Jesus, para que seu filho se inspire neles.
Por exemplo, Boaz. (Livro de Rute):
Boaz é conhecido por sua generosidade, justiça e bondade. Ele foi um modelo de homem que honrou e protegeu as mulheres e agiu com integridade em suas ações.
Ensino de valores bíblicos:
Transmita valores cristãos como honestidade, respeito, humildade e perdão, que são essenciais para fortalecer a masculinidade sob uma perspectiva bíblica.
Oração em família:
Fortaleça a fé do seu filho ao envolvê-lo em momentos de oração em família, ensinando-o através do culto doméstico a orar e a confiar em Deus em todas as situações. Lembrando a ele que quem conduz culto é o homem, o chefe da casa.
Envolvimento nas tarefas de casa:
Ensine seu filho a participar das tarefas diárias de casa, como por exemplo: retirar o lixo, ajudar a guardar as compras do mercado e organizar.
Apesar da Bíblia ser clara para nós cristãos, praticantes, devemos vigiar e instruir nossos filhos segundo nos ensina as escrituras.
Devemos guiar meus filhos de acordo com os ensinamentos da Bíblia, que são imutáveis e eternos. O objetivo é cultivar uma identidade baseada nos valores cristãos, que serão fundamentais em suas vidas, independentemente das mudanças culturais e pressões do mundo ao redor. Seguir a Palavra de Deus é essencial para criar filhos fortes e centrados em princípios que os ajudarão a trilhar um caminho de virtude e fé.
A Palavra de Deus é imutável. Independente dos anos passarem, a Palavra de Deus permanece ETERNAMENTE. Andar na contramão do que está escrito na Bíblia é pecar.
O padrão que o mundo quer implantar em nossa cabeça é equivocado, é errado!
Devemos seguir a palavra de Deus!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.