Criação de filhos

Será que você está construindo a masculinidade do seu filho de acordo com o que diz a Palavra de Deus?

eccoprime
Escrito por eccoprime em 14 de agosto de 2023
Será que você está construindo a masculinidade do seu filho de acordo com o que diz a Palavra de Deus?
Fique mais pertinho da gente

Receba conteúdos exclusivos de Escola Eccoprime

Se dermos ouvidos às vozes deste mundo sobre como criar filhos, teremos filhos fracos, insensíveis, egoístas, irresponsáveis, amantes das telas e inimigos dos livros, preocupados em salvar apenas a própria pele.

Os nossos olhos precisam estar em Cristo, que é o nosso modelo perfeito. Precisamos mirar nEle, moldar os nossos filhos para serem a cada dia mais parecidos com o seu Salvador.

Os nossos ouvidos precisam estar abertos para o que Deus nos diz sobre masculinidade e como nos instrui em relação ao que devemos fazer e como nós devemos criar filhos.

O que define a masculinidade do homem não é se ele é forte ou se “age feito homem” segundo é dito pelo mundo, mas de acordo com o que a Palavra de Deus diz que é.

Infelizmente, precisamos começar com o óbvio: homem é todo aquele que nasce com genitália masculina. Sim, Deus nos criou, um Deus perfeito que não falha e define o nosso sexo, de acordo com a formação biológica.

Mas o que ser um homem significa? 

Ser um homem significa ser provedor (1 Timóteo 5:8), líder (1 Coríntios 11:3) e pastor do seu lar (Efésios 6:4). 

Douglas Wilson, responde a essa pergunta em seu livro futuros homens da seguinte forma: 

“Os homens foram criados para exercer domínio sobre a terra, foram moldados para lavrar, cultivar a terra, equipados para ser salvadores, livrando do mal, espera-se que cresçam em sabedoria, tornando-se sábios, criados para refletir a imagem e glória de Deus.” Douglas Wilson (Futuros homens)

Eles são SENHORES

Criados para exercer domínio sobre a terra.

Os meninos têm um impulso natural de dominar e conquistar – eles devem ser criados para serem desbravadores e visionários e toda a sua energia deve ser canalizada para o cumprimento desse chamado.

Eles são AGRICULTORES.

Depois de conquistar o mundo, eles o precisam fazer florescer. Depois que Deus criou o mundo e fez Adão senhor de todas as coisas, ordenou que ele cultivasse e guardasse o jardim. Colocar os nossos filhos para trabalhar com a terra pode ensinar-lhes lições preciosas sobre o trabalho duro, semeadura e colheita, cuidado e paciência.

Eles são SALVADORES.

Homens têm um profundo desejo de livrar ou salvar. Cristo é o nosso grande e perfeito Salvador. E Ele pisou a cabeça da serpente vencendo o mal. Os meninos precisam se ver como guerreiros, brincar com armas e lutar com espadas – eles precisam ser encorajados a lutar para defender a sua família. 

Não! Ter armas ou brincar com elas não gera violência, a violência é gerada antes no coração do homem, que poderia ser violento com um pedaço de vidro de uma garrafa ou com uma machado usado para o trabalho. A arma é uma ferramenta útil para um homem cristão defender a sua casa e sua família.

Eles são SÁBIOS:

Os filhos são exortados constantemente em provérbios para ouvir a sabedoria. 

Portanto, precisamos ensinar aos nossos filhos o valor do conhecimento, ensinando-os a amar os livros e o conhecimento, sendo ensináveis e estudiosos. 

A rotina de estudos é dura, mas Hebreus nos adverte que nenhuma disciplina é agradável quando aplicada, pelo contrário, é dolorosa, mas depois produz frutos pacíficos de uma vida correta.

Não é fácil ouvir os amigos jogando bola, quando ele precisa fazer a lição de casa, por isso, essas verdades precisam ser ensinadas para que faça cada vez mais sentido.

Eles são PORTADORES DA GLÓRIA DE DEUS

Os homens são a glória de Deus. (I Coríntios 11:7)

Esse é o nosso fim último, refletir a glória de Deus, portanto devemos criá-los para serem representantes de Deus, responsáveis e santos – buscando a santidade diariamente – aprendendo que a primeira luta que precisam travar é contra o próprio pecado.

Aqueles que acreditam na “violência gera violência” ou no dito de que “ter armas gera violência” são os mesmos que acreditam que “o amor venceu”. 

Estão enganados por um discurso ideológico e político que NADA tem a ver com as escrituras e estão dando mais ouvidos aos homens loucos do que esse mundo do que a voz de Deus que emana da Sua Palavra.

Ao considerar a forma como instruímos nossos filhos sobre masculinidade, é vital que busquemos a orientação divina contida nas Sagradas Escrituras. O mundo ao nosso redor constantemente bombardeia nossos filhos com mensagens contraditórias e distorcidas sobre o que significa ser um homem. No entanto, como pais, somos chamados a moldar e guiar nossos filhos de acordo com os princípios e valores que Deus estabeleceu.

Ser um homem, à luz da Palavra de Deus, transcende estereótipos superficiais e vai muito além das definições limitadas que o mundo oferece. A masculinidade, como definida por Deus, envolve responsabilidade, liderança, sacrifício e busca pela santidade. Nossa missão é criar homens que sejam fortes em caráter, que cuidem das suas famílias, que liderem com amor e que lutem contra as forças do mal.

A jornada de formar homens segundo o coração de Deus não é simples nem isenta de desafios. Exige dedicação, ensino constante e a capacidade de resistir às influências negativas da cultura. Afinal, nossos filhos são herança de Deus confiada a nós, e temos o dever sagrado de orientá-los para que reflitam a imagem de Deus em suas vidas.

Assim, convido a você que chegou até aqui a meditar nas Escrituras, a buscarem a sabedoria divina e a guiarem seus filhos na jornada de desenvolver uma masculinidade que honre a Deus. Que possamos ser exemplos vivos do que significa ser homens e mulheres de fé, para que nossos filhos cresçam no temor do Senhor e se tornem instrumentos poderosos nas mãos dEle, moldando um futuro guiado pela verdade e pelo amor divino.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade