Educação de filhos

6 perguntas para saber se seu filho está preparado para lidar com estranhos

6 perguntas para saber se seu filho está preparado para lidar com estranhos

Cadastre seu e-mail e receba com prioridade nossos conteúdos

Estamos sempre preocupados com o bem estar e segurança de nossos filhos. Mas será que eles estão preparados para agir da forma correta se, por algum motivo, não estivermos por perto? E se um estranho mal intencionado aparecer? Selecionamos algumas perguntas para você fazer a seus filhos e saber o que eles fariam em situações de perigo. Veja o que eles vão responder e aproveite a oportunidade para orientá-los.

Pergunte para seus filhos:

1.     O que você faria se um estranho te segurasse à força e não deixasse você ir embora?

2.     O que você faria se algum adulto te pedisse para guardar um segredo e não contar a ninguém, nem a seus pais?

3.     O que você faria se, pela internet, alguém ameaçasse você ou sua família?

4.     Se você está esperando o elevador e alguns estranhos entram, você entra com eles?

5.     E se um estranho lhe pedisse ajuda na rua?

6.     Você aceitaria doce de um estranho?

Oriente seus filhos:

1.     E se algum estranho segurar o seu filho? A ação correta é chamar a atenção de quem estiver ao lado. A criança pode gritar, lutar e, se for necessário, pegar uma pedra e quebrar uma janela. Mas ele precisa chamar a atenção. Se você tiver alguma noção de defesa pessoal, você pode brincar com a criança como um desafio que ela precisa tentar se soltar… e aí seria uma oportunidade de brincando, ajudá-lo a aprender técnicas de se soltar de alguns enlaces.

2.      Não deve haver segredos entre pais e filhos. Precisa haver confiança entre os pais e os filhos. Se comprometa com ele(a) de lhe dizer sempre a verdade e peça dele(a) o mesmo compromisso. De eles nunca esconderem nada de vocês, reforce o seu compromisso e sua responsabilidade diante de Deus de cuidar e protege-los sempre.

3.   A criança não deve ceder a ameaças. Se ela perceber algo do tipo, deve falar imediatamente com os pais ou responsáveis. Precisamos ensinar aos nossos filhos que os pais são as pessoas que Deus deu para cuidar da gente, e mesmo que alguém os esteja ameaçando, os pais vão saber o que fazer para proteger toda a família.

4.   Entrar em um elevador com estranhos está proibido. Ele pode sair, dar uma voltinha e voltar, para dar tempo de as pessoas seguirem. Ensine ao seu filho a dizer ‘não’ se alguém insistir. Em uma situação como essa, a criança pode dizer que está esperando alguém que está prestes a chegar.

5.   Se, na rua, um desconhecido pedir ajuda, a criança deve negar. É importante responder com clareza e rapidez e, nem parar. Se uma pessoa realmente precisar de ajuda, ela vai procurar um adulto em primeiro lugar.

6.   Não se deve aceitar comida, brinquedos ou qualquer outra coisa de estranhos. Ensine ao seu filho que ele pode aceitar a generosidade de uma vizinha conhecida da família, mas não de qualquer pessoa. Caso alguém ofereça, ele(a) pode dizer: Não, obrigado(a).

Esperamos que essas dicas possam te ajudar a orientar e proteger seus filhos de possíveis perigos. Se gostou, compartilhe para abençoar mais famílias.

Hello,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba com prioridade nossos conteúdos