Paternidade

6 perguntas para saber se você é um pai amigo

6 perguntas para saber se você é um pai amigo

Cadastre seu e-mail e receba com prioridade nossos conteúdos

“… há um amigo mais chegado do que um irmão” (Pv 18.24)

Quem tem o pai como o seu melhor amigo tem um tesouro de valor incalculável. A família precisa ser uma comunidade de amigos. Se todos os pais soubessem que relacionamento vem antes de regras, teríamos filhos menos rebeldes e famílias vivendo bem melhor. O filho precisa ver no pai as marcas de um amigo autêntico. Como descrever um autêntico amigo? Amigo é aquele que ouve com interesse e sensibilidade, compreende, confronta com a verdade, estende a mão, não desiste com facilidade do outro, abraça, sofre junto, motiva, aconselha, compartilha sonhos, etc. Você tem sido amigo pessoal do seu filho?

Alguém disse que amigos são como árvores frondosas que, em tempos difíceis, oferecem sombra e frutos. Porém, só os têm quem planta a semente da amizade. O lar é o melhor terreno para se plantar a semente da amizade. Só tem amigos quem sabe ser amigo. É triste quando um filho diz: “meu pai nunca se preocupou em ser meu amigo, ele tem tempo para tudo e todos, menos para me ouvir”.

Reflita sobre essas 6 perguntas a seguir, para saber se você é ou não um pai amigo:

1- É comum você participar de programas elaborados pelo filho, como uma pescaria, um jogo de futebol, um campeonato de pingue-pongue, um passeio ecológico, etc?

2- Os amigos do seu filho são bem recebidos por você quando vão à sua casa?

3- O seu filho tem liberdade para conversar sobre qualquer assunto com você?

4- Você dá atenção especial quando percebe que o seu filho está vivendo um momento turbulento em alguma área da vida dele?

5- Você já chorou com o seu filho algum dia?

6- As escolhas e as decisões que o seu filho toma são influenciadas por você?

Lembre-se que, assim como leva um bom tempo entre plantar uma semente e ter uma grande árvore, construir um relacionamento de amizade com o filho também requer tempo, paciência e dedicação.

O seu filho pode dizer hoje: “Meu pai é o meu melhor amigo”?

Pense nisso!

Adaptação do texto do Pr. Josué Gonçalves, “A importância de um PAI-AMIGO”, publicado originalmente em: https://guiame.com.br/colunistas/josue-goncalves/a-importancia-de-um-pai-amigo.html

Hello,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba com prioridade nossos conteúdos