Alimentação

Como a alimentação infantil é essencial para o melhor desempenho escolar

Como a alimentação infantil é essencial para o melhor desempenho escolar

Cadastre seu e-mail e receba com prioridade nossos conteúdos

Como bem diz o ditado popular: somos o que comemos. Por mais que esse seja um dito comum, trata-se também de um fato científico, comprovado por vários estudos.

A relação entre a alimentação e condições psicofisiológicas do ser humano se dá em todas as etapas de sua vida, mas na infância tem um papel fundamental e de base.

Pois a alimentação infantil contribui para a saúde do futuro adulto, sendo, portanto, um processo muito importante na vida de uma pessoa.

Uma alimentação saudável e balanceada na infância traz inúmeros benefícios como:

  • Menor risco de desenvolver doenças crônicas;
  • Manutenção de peso saudável;
  • Bom humor;
  • Cabelo, pele e unhas saudáveis;
  • Disposição para o dia a dia.

Mas, os benefícios não param por ai…

Você sabia que a alimentação é capaz de influenciar diretamente na capacidade de um indivíduo de se concentrar?

A concentração é fundamental para a realização de diversas atividades, especialmente aquelas que exigem mais atenção, como é o caso da aprendizagem

Entenda a relação entre alimentação infantil e aprendizagem

Proporcionalmente, crianças precisam ingerir maior quantidade de nutrientes do que adultos.

Por estarem em fase de crescimento, elas necessitam comer e beber alimentos que estruturem e estimulem o funcionamento de todos os componentes corporais, que incluem o cérebro.

O sistema funcional cerebral abrange as propriedades tipicamente humanas que possibilitam diversos processos complexos, como a aprendizagem que, por sua vez, requer concentração e manutenção do foco.

Para que a capacidade de concentração das crianças seja construída e desenvolvida de modo satisfatório, é necessário haver a ingestão contínua de:

  • minerais;
  • vitaminas;
  • proteínas;
  • carboidratos;
  • e demais nutrientes que atuam na estruturação do cérebro.

Uma dieta equilibrada com as principais vitaminas para um bom desenvolvimento e funcionamento do corpo é fundamental para obtermos qualidade de vida.

Pensando nisso, especialistas do mundo todo vêm reforçando a importância do consumo de diversas vitaminas na infância.

O cardápio

Proteínas, vitaminas e outras substâncias saudáveis quando consumidas em uma rotina alimentar balanceada, fornecem a base corpórea para que a criança consiga se concentrar, assim como evitam possíveis disfunções cognitivas de natureza nutricional.

Lembramos que não adianta apenas a criança beber e comer alimentos saudáveis, mas também que evite substâncias que podem ser nocivas, como o açúcar e as gorduras, tão comuns em doces e salgadinhos.

Conheça as implicações que a alimentação infantil tem no processo de aprendizagem

A ciência tem se preocupado continuamente com a relação entre a alimentação infantil e as condições de aprendizagem que ela desenvolve.

Mesmo entre as diferentes áreas científicas há consenso na afirmação de que a ingestão alimentar está diretamente associada ao desenvolvimento da criança.

Assim, a nutrição infantil saudável e balanceada é pré-requisito para a manutenção da atenção, do foco e da concentração, ou seja, da aprendizagem.

Logo, crianças que ingerem alimentos pouco nutritivos ou com teor energético insuficiente para a manutenção das funções orgânicas tendem a ter o seu desenvolvimento psicomotor e cognitivo comprometido.

No cenário onde:

existe uma grande diversidade alimentos industrializados,

uma atração natural das crianças em consumir esse tipo de comida e,

crianças que comem o que querem…

Cada vez é mais comum encontrarmos crianças desnutridas, apesar de muitas estarem até com sobrepeso, porque têm uma dieta pobre em nutrientes ou rica em calorias vazias (alimentos que não contém nutrientes e micronutrientes como, refrigerantes, doces e gorduras em excesso).

Essas crianças, apesar de terem condições de se alimentarem bem, não o fazem e apresentam um significativo comprometimento cognitivo, que irão prejudicar a concentração, e consequentemente seu aprendizado e desempenho escolar.

A importância do meu filho comer bem 

Nós pais, precisamos estar atentos a alimentação de nossos filhos. Precisamos olhar o investimento na alimentação como enxergamos o investimento que fazemos em cursos e bons colégios.

Quando falamos em alimentação, falamos de saúde.

E não há nada mais importante para os nossos filhos poderem fazer o que quiserem, do que ter e proporcionar a eles saúde.

Do contrário, todo o nosso trabalho e investimento em outras áreas, nessa vida, terá sido em vão.

Comer bem é mais do que receber incentivos e estar sempre rodeado de boas opções de refeições.

Garantir uma alimentação saudável é uma tarefa diária.

É importante criar estratégias para estimular as crianças a se alimentarem bem, comendo frutas e verduras, além de outros alimentos importantes.

Uma das alternativas é possibilitar ao seu filho a experiência de uma alimentação coletiva na escola. O ambiente com outras crianças, deixará seu filho mais propenso a provar novos alimentos.

E invista em casa também, seu tempo, sua presença e sua autoridade são peças preciosas nesse processo!

Referência: https://escoladainteligencia.com.br/entenda-a-relacao-entre-a-alimentacao-infantil-e-a-concentracao/

Hello,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba com prioridade nossos conteúdos