Família

Como confiar em Deus pode ajudar as famílias em tempos de insegurança

Como confiar em Deus pode ajudar as famílias em tempos de insegurança

Cadastre seu e-mail e receba com prioridade nossos conteúdos

Todos nós passamos por tempos de insegurança, incertezas, de tempestades, angústias e mudanças. Enfim, tempos de grandes desafios, aliás, tudo tem um tempo determinado debaixo dos céus e em tudo há propósito para acontecer. Há dias em que o céu parece estar mais nublado e que a nossa alegria parece murchar. Existem momentos de tristezas, e muitas lágrimas, são tempos de dores, perdas, temores, ansiedade, situações que nos levam, muitas vezes, à solidão e depressão, sentimentos que tentam nos dominar.

Estamos vivendo dias de incertezas em que não sabemos ao certo o que fazer, pois, não temos o controle da vida em nossas mãos. Não sentimos segurança ao sairmos de casa para viver uma vida normal como vivíamos antes da pandemia que, ainda assombra as nossas famílias, ou seja, estamos em uma situação de vulnerabilidade.

Temos percebido os efeitos da pandemia no dia a dia das famílias, escolas, empresas e demais áreas da sociedade. No que se refere às famílias, os sofrimentos e conflitos foram potencializados. São problemas nos relacionamentos, na área financeira, na saúde (principalmente perdas de pessoas queridas), nos projetos interrompidos pela brusca mudança nas rotinas e atividades. Precisamos de Deus em nossas vidas!

“Por que estás abatida, óh minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu.” (Salmos, 42:11)

Deus nos conhece, sonda os nossos corações, conhece todas as nossas dores, portanto, Ele nos socorre quando nos sentimos oprimidos e abatidos.

O que fazer em meio às inseguranças da vida

Confiar em Deus, é a chave para vivermos em paz e tranquilos com a nossa família, consequentemente traz crescimento, segurança e equilíbrio em todas as áreas: emocional; espiritual; física.

O Salmista Davi, quando estava passando por momentos difíceis, declarou: “Quando estiver com medo hei de confiar em ti, em Deus, coloco minha confiança, e nada temerei”. Como é importante para nós, não somente confiar com nossa mente, mas, de todo nosso coração, da mesma forma, ensinar os nossos filhos a confiarem em Deus. Os filhos precisam entender que, enfrentarão desafios e problemas e que, se aprenderem a confiar suas vidas a Deus, não se sentirão sozinhos ou perdidos, sem saber o que fazer.

Não estamos sozinhos nesta caminhada, Deus está conosco, Ele cuida de cada um de nós. Podemos passar pelas tempestades, necessidades e incertezas da vida, Deus é maior que tudo isso, e muitas vezes, nos traz lições e ensinamentos práticos no dia a dia frente às situações difíceis que vivenciamos. É assim que Deus nos ajuda a desenvolvermos confiança, a ter um coração grato, paciente e perseverante, a fim de nos moldar conforme Sua imagem. Precisamos desenvolver, exercitar os “músculos” da confiança em Deus.

Quando uma pessoa confia em Deus plenamente, ela se sente em paz. A paz não é isenção de problemas e dificuldades, paz é o fruto do Espírito que habita em quem confia completamente em Deus, mesmo em meio a tempestades (Isaías 12:2-3).

No Salmo 125, encontramos princípios que norteiam a nossa segurança quando confiamos em Deus, para perseverar em todos os momentos de dificuldade.

“Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, que não se abalam, mas permanecem firmes.” A família que confia em Deus é firme e inabalável como um “monte rochoso”.

Como confiar em Deus

O conceito de confiança, está expresso na ideia de dependência, de entregar-se à Ele sem hesitar, como um filho pequeno que se entrega aos cuidados da sua mãe. Se desejamos ter uma família que não se abala facilmente, que procura aprender com as dificuldades, que entende que para tudo existe um tempo determinado, que aprende a ser grata por todas as coisas, que se entrega e confia em Deus, esta permanecerá sempre unida, em paz e inabalável!

Todos os dias, temos uma escolha a fazer, podemos escolher alimentarmos a tristeza, ou nos refugiarmos e confiar em Deus.

Confiar em Deus é entender o nosso papel na sociedade e o nosso lugar como filhos e família diante das crises. Lembre-se, sejamos prudentes, cuidemos uns dos outros e confiemos nas promessas de Deus.

Deus abençoe!

Fonte: https://www.colegiocristaoaquas.com.br/blog/aprendizado/como-confiar-em-deus-pode-ajudar-as-familias-em-tempos-de-inseguranca

Hello,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba com prioridade nossos conteúdos