Cosmovisão

O que seu professor de biologia não te contou sobre Charles Darwin

O que seu professor de biologia não te contou sobre Charles Darwin

Cadastre seu e-mail e receba com prioridade nossos conteúdos

O pensamento de Darwin conduziu à desvalorização dos Seres Humanos.

Darwin não escondeu sua visão de que seu pensamento evolucionário se aplicava às raças humanas assim como às espécies animais. O título completo de seu livro seminal de 1859 era “A Origem das Espécies Por Meio da Seleção Natural ou A Preservação de Raças Favorecidas na Luta Pela Vida”.

Ele continuou mais explicitamente em “A Origem do Homem”, onde detalhou sua teoria racial “As nações ocidentais da Europa . . . hoje superam tão imensuravelmente seus antigos progenitores selvagens [que se] posicionam no ápice da civilização” (177-78), e, “As raças civilizadas do homem irão quase certamente exterminar e substituir as raças selvagens pelo mundo” (200-01).

Felizmente, a maioria dos britânicos hoje fica constrangida com a retórica racista que embasava os anos finais do Império Britânico vitoriano. O que impressiona é o quão pouco compreendem que Charles Darwin e sua teoria da evolução forneceu a doutrina por trás da supremacia branca. Enquanto no início do século XIX o Império Britânico foi dominado por reformadores cristãos como William Wilberforce, que vendia distintivos de escravos que diziam “Não sou eu um homem e um irmão?”, os escritos de Darwin transformaram um império com consciência em um império com uma filosofia científica.

Quatro anos após Darwin publicar A Origem das Espécies, James Hunt a transformou em uma justificativa para a escravidão. Em seu artigo de 1863, “On the Negro’s Place in Nature” [O Lugar do Negro na Natureza], ele afirmou: “Talvez nossos mercadores de Bristol e Liverpool tenham ajudado a beneficiar a raça quando transportaram alguns deles para a América”. Os reformadores cristãos passaram décadas no início do século XIX ensinando a Grã-Bretanha a enxergar as raças não-europeias como seus iguais perante Deus. Em questão de anos, Darwin não apenas varreu Deus para baixo do tapete, mas também o valor dos povos de todas as raças.

Fonte: O Que Seu Professor de Biologia Não Te Contou Sobre Charles Darwin – Coalizão pelo Evangelho (TGC Brasil) (coalizaopeloevangelho.org)

Hello,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba com prioridade nossos conteúdos