Naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão. Êxodo 12.8
Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do Senhor. Êxodo 12.11
Hoje é o dia que o Senhor fez, regozijemo-nos e alegremo-nos nele como nos ensina a sua Palavra!
Convidamos a todos os pais a assumirem o seu papel, diante dos seus filhos de amar, cuidar, proteger e ensinar, ensinando-lhes o verdadeiro significado da páscoa, protegendo das mentiras e dos ensinamentos distorcidos e cuidando para que eles saibam a verdade e possam assim, tomar o único caminho que os levará a VIDA!
Vamos lá?!
Há muito tempo atrás, podemos ler no livro de Êxodo, sobre o povo de Israel que padeceu durante centenas de anos, como escravo no Egito. Eles clamavam a Deus que os libertasse do Egito. E Deus iria libertar o seu povo que estava escravizado no Egito. Deus iria levar este povo a uma terra repleta de leite e mel!
Mas antes de libertar o povo, o Senhor derramou dez pragas sobre o Egito, sendo a última: a morte de todos os primogênitos. Mas, vimos que Deus salvou o seu povo! Ele instituiu a páscoa, e nela o povo deveria sacrificar um cordeiro ou um cabrito, passar o sangue ao redor da porta da casa, comer o cordeiro junto com ervas amargas, pães asmos e vestidos com roupas para viagem.
Entendendo isto, conseguimos observar como Deus tem a capacidade de mudar a vida de todo aquele que crê nEle! Deus iria libertar o povo da escravidão e dar ao povo uma nova vida em outra terra!
Em vez de escravos eles agora seriam livres! Em vez de passarem provações, eles agora teriam abundância! E quando chegasse nesta nova terra o povo precisaria continuar celebrando a páscoa: sacrificando um cordeiro lembrando que Deus os livrou da morte; comendo ervas amargas lembrando que foram escravos no Egito e também pães asmos para trazerem à memória que haviam saído apressadamente e também que Deus livra o seu povo do pecado.
Nossos filhos precisam aprender sobre esta realidade! Sobre o fato de que Deus é poderoso, para libertar o seu povo da escravidão e dar-lhes uma nova vida! Mas, este relato da páscoa não para por ai! Ele nos aponta para algo muito maior!
Pais, tal como Deus libertou o seu povo do Egito onde eles eram escravos e deu uma nova vida ao povo, o Senhor continua libertando homens, mulheres, jovens, idosos e crianças hoje! Deus nos liberta de uma escravidão muito maior do que a escravidão no Egito: a escravidão do pecado e nos transporta para vivermos no seu Reino!
Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, Colossenses 1.13
No passado, o Senhor salvou o povo da morte pelo sangue do cordeiro que foi passado na porta, mas este cordeiro, o animal, apontava para o Cordeiro de Deus: Jesus! Jesus então é a nossa páscoa! E é por meio dEle que podemos ser libertos do poder das trevas. É por meio dEle que podemos ter uma nova vida! Quando conhecemos de fato a Jesus, Ele muda o nosso coração e nos leva a desejarmos parar de pecar. Uma nova vontade é criada em nós: a vontade de obedecer a Ele!
Jesus nos conduz a vivermos de uma maneira totalmente diferente! Ele nos dá uma nova vida! Pais, mostrem aos seus filhos o texto de 2 Coríntios 5.17:
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
1 Coríntios 5.17
Esta é a verdadeira páscoa: uma nova vida oferecida ao povo de Deus, por meio do Cordeiro de Deus! Pais, caminhem então para concluirem a devocional perguntando aos seus filhos se eles conseguem entender que a páscoa é crer em um Deus que faz tudo novo, um Deus que por meio de Jesus nos leva a vivermos uma vida nova, uma vida de obediência e de busca por glorifica-lo.
Que Deus os abençoe!
Sujestão de Cântico: https://www.youtube.com/watch?v=2JnicpRxHhU
Pr. Augusto Guimarães
Capelão Eccoprime
Hello,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.